quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Incêndio destrói parte do Horto Florestal de Batatais.


Por volta das 12h30, começou incêndio no lado esquerdo sentido suleste, que passou a ser de grande proporção, pois os focos foram aumentando e o vento ajudando a propagar as chamas.
Logo foi dado sinal de alerta e funcionários do Horto e a brigada de incêndio da prefeitura de Batatais, começaram a combater as chamas, mas com o mato seco, as chamas foram alastrando e o incêndio aumentando de proporção.

Foi dado o alerta geral, e as brigadas de incêndio de empresas e usinas chegaram para dar apoio, mas havia a necessidade do corpo de bombeiros, pois ali valia a experiência dos homens do fogo. O Corpo de Bombeiros de Ribeirão Preto chegou por volta das 14h10, sendo direcionado os trabalhos nos focos dentro da mata, pois havia muita fumaça e fogo alto.
Fotografando as cenas, muitas das vezes tinha que ficar cerca de 50 metros longe, pois a fumaça e o calor impossibilitava de aproximação sem roupas adequadas.

Deixo uma pergunta; será que Batatais não está com urgência em uma corporação do Corpo de Bombeiros, principalmente sendo o Horto Florestal o pulmão de nossa região, o Horto pertence ao governo estadual, mas já não têm nem siquer um caminhão apropriado para combate de pequenos focos, o Horto é patrimônio do estado, cabe a ele zelar pelos seus bens, não é deixar alguns funcionários para fazer trabalho de pessoas especializadas no combate ao fogo. Devemos lembrar que o Horto está muito próximo a cidade e rodeados de fazendas e sítios, é um alerta para a administração municipal cobrar o governo estadual, que lute para ter uma corporação do corpo de bombeiros. Pois o patrimônio que é do estado pode vir a causar sérios danos a nossa cidade.

José Tadeu de Figueiredo

Um comentário:

Paulo disse...

Essa questão do incêndio do Horto é preocupante, todos os anos temos períodos de seca e não é a primeira vez que isso acontece, se fazer um breve levantamento sobre os incêndios que ocorrem na área do Horto vão perceber que o problema não é a falta de uma brigada de incêncio depois que pegou-se fogo numa área de mata ainda mais com a altura do dossel do Horto de Batatais, nem o super-homem daria contar de apagar, o que tem que se investigar é o que a administração atual fez para evitar esses incêndios ? nada?