terça-feira, 24 de agosto de 2010

Sábado é dia de Prevenção na Praça Matriz de Batatais

Neste sábado, 28 de agosto, acontece na Praça Matriz de Batatais, das 8h às 12h, o projeto “Prevenção na Praça”. O evento, realizado pela APAE Batatais e parceiros da comunidade, marca o encerramento da “XIX Semana Estadual de Prevenção as Deficiência” com ações de orientação e distribuição de materiais informativos, atividades lúdicas, culturais, lazer e entretenimento para o público de todas as idades.

A expectativa é que toda população participe do evento deste sábado. Quem estiver na praça poderá passar por exames preventivos como triagem vocal, orientação postural e teste de massa corporal, além de teste de glicemia, aferição da pressão e orientações nutricionais. Outros serviços como vacinação infantil, distribuição de preservativos, orientações sobre teste do pezinho, da orelhinha e aleitamento materno também estarão disponíveis.

Além de cuidar da saúde, o público poderá participar das diversas atividades de entretenimento programadas: apresentação de danças, atividade física para idosos, entrega da premiação do concurso de cartazes, apresentação teatral, atividades circenses, oficina de sucata, desenho, grafite, street dance, pintura de rostos, brinquedos, pipoca e algodão doce.

Durante todo o mês de agosto, a APAE Batatais deu ênfase ao trabalho preventivo, que acontece rotineiramente na unidade, com ações como a XI Campanha de Prevenção Auditiva e Postural para alunos do 1º ano da rede pública de ensino, o concurso de cartazes com o tema “Deficiência e Inclusão” e o evento científico “Prevenção, A Única Solução, ministrado pela médica geneticista Dra. Lisandra Mesquita Batista e que contou com a presença do Dr. João Monteiro de Pina Neto, professor da USP, que atua principalmente com os temas: genética médica, citogenética humana, aconselhamento genético e anomalias congênitas.

Na XIX Semana Estadual de Prevenção às Deficiências, que acontece entre os dias 21 e 28 de agosto de 2010, a APAE Batatais tem algumas conquistas a compartilhar:

•1.015 gestantes assistidas pela APAE Batatais entre os anos de 1993 e 2005. Ação que incentivou a implantação de políticas públicas voltadas às gestantes do município, que hoje conta com programas específicos, como “Colo de Mãe” e “Bate Papo com as gestantes”.

•12.438 recém-nascidos foram beneficiados com o programa de prevenção primária da APAE Batatais que visa o impedimento da ocorrência de deficiências. Atualmente os recém-nascidos do município contam com a coleta de sangue para o Teste do Pezinho; o Teste da Orelhinha; a Avaliação Genética e Orientações a Familiares sobre os primeiros cuidados e desenvolvimento com o bebê.

•2.116 bebês foram precocemente diagnosticados e atendidos pelo programa de prevenção secundária da APAE Batatais, que visa impedir a instalação de limitações permanentes ou reduzir agravos à saúde do bebê. O Programa Prevenção, A Única Solução engloba além da prevenção primária e secundária a PREVENÇÃO TERCIÁRIA, que objetiva proporcionar apoio especializado a toda pessoa com deficiência intelectual, dentro ou fora da instituição.

Nenhum comentário: