quarta-feira, 3 de novembro de 2010

É domingo a homenagem pelo centenário de Zeca Lopes

No dia 1º de novembro o jogador de futebol José dos Santos Lopes, o Zeca Lopes teria completado 100 anos. Com uma história de amor ao futebol, a família e a sua terra, o batataense Zeca Lopes foi o primeiro corintiano numa Copa do Mundo, isso em 1938. Para marcar o seu primeiro centenário, os seus familiares e a Prefeitura de Batatais estão inaugurando um monumento em sua memória no próximo domingo, dia 7 de novembro, às 9h30, na praça ao lado do Campo de Futebol do Jardim Santa Luiza, Vila Lopes. A obra foi feita pelo artista plástico Luiz Xavier dos Santos, a pedido da família. Temos que destacar o entusiasmo e a dedicação da família para a realização desse evento. A prefeitura estará inclusive realizando um torneio de futebol e organizando a cerimônia para que a comunidade, autoridades e convidados, informou o Chefe de Gabinete, José Paulo Fernandes.

O monumento tem dois metros de diâmetro e ficará justamente no bairro que foi idealizado por Zeca Lopes. Os filhos: Benedita Lopes Barbieri, Arthur dos Santos Lopes, Rosa Helena Lopes Possa e José dos Santos Lopes Júnior, juntamente com noras, netos e bisnetos estão trabalhando para que o centenário possa divulgar ainda mais a bela história de vida de Zeca Lopes.

CENTENÁRIO DO CORINTHIANS, CENTENÁRIO DE
ZECA LOPES, CONSTRUTOR DE SONHOS DE BATATAIS

2010 é o ano do centenário do Corinthians, um dos clubes mais populares do Brasil. Mas também é o centenário de nascimento, lembrado neste 1º de novembro, de um jogador que teve seu nome ligado para sempre ao Timão porque foi o primeiro do clube a ser convocado para a Seleção Brasileira, no caso a que disputou a Copa do Mundo de 1938. É José dos Santos Lopes, o Zeca Lopes, para o qual a sua família e sua cidade natal, Batatais, prepararam uma grande festa, prevista para o dia 7 de novembro.

Zeca Lopes foi o terceiro de oito filhos de Arthur Lopes de Oliveira e Luiza Ferreira Borges. Nasceu a 1º de novembro de 1910, mas apenas a 25 de fevereiro aconteceu o registro. O jogador nasceu, então, pouco depois da fundação do Coringão, em 1 de setembro. E o destino de ambos estaria ligado de forma total. Zeca Lopes integrou a equipe mágica da Seleção Brasileira que ficou em terceiro lugar na Copa do Mundo de 1938. O time tinha gênios como Domingos da Guia e Leônidas da Silva, que terminou a Copa como artilheiro e maior jogador.

J.P. Fernandes

Nenhum comentário: