quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Secretário de Esportes e Turismo de Batatais esteve em São Paulo para reunião no CONDEPHAAT

Na terça-feira, dia 8 de fevereiro, o secretário municipal de Esportes e Turismo, Antônio Carlos Corrêa, esteve em São Paulo para uma reunião com técnicos do Condephaat Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo, entre eles com Elisabete Mitiko Watanabe, diretora do Grupo de Estudos de Inventário, da Secretaria de Estado da Cultura.

Durante o encontro foram apresentados os dados do estudo realizado na década de 90 onde recentemente o Condephaat emitiu parecer visando a conclusão do processo de tombamento da Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus da Cana Verde, Praça Cônego Joaquim Alves e antigo prédio da Casa da Cultura. Os técnicos do conselho estadual pediram informações sobre as políticas que o município vai adotar para preservação dos bens históricos existentes em Batatais. Além dos espaços que estão sendo tombados pelo estado eles querem saber como a administração de Batatais pretende desenvolver as políticas de preservação de outros pontos, como: Estação Cultura, antiga Estação Ferroviária, antigo prédio da Escola Washington Luis, onde funciona a Associação Batataense de Ensino, além do antigo prédio do SESI, prédio da ABR Operário e vários outros", informou o secretário.

Foi apresentado pelo secretário aos técnicos, de forma preliminar, o inventário do Patrimônio Cultural de Batatais, realizado pelo consultor científico, Marcelo Pini Prestes, da Creator Gestão do Patrimônio Natual e Cultural. Esse estudo foi viabilizado graças ao trabalho da Associação Cultural, juntamente com o Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural, com acompanhamento da Prefeitura, ressaltou Antônio Carlos Corrêa.

Para a sequencia do trabalho, foi agendado para o período de 21 a 25 de fevereiro uma visita técnica e de sensibilização a Batatais dos técnicos do Condephaat. Eles estarão se reunindo com o conselho municipal, Associação Comercial, Associação de Engenheiros e Arquitetos, secretarias municipais, representantes da Igreja Matriz, entre outros.
 
Ass. Imprensa PMB

Nenhum comentário: