terça-feira, 10 de junho de 2014

Depois de dois meses reativado CASI já apresenta bons resultados

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Batatais
José Paulo Fernandes

Nessa semana a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Batatais divulgou um relatório das atividades realizadas pelo CASI, projeto desenvolvido nas dependências do Claretiano Centro Universitário, que conta com investimento da administração municipal. O CASI foi retomado graças ao entendimento do prefeito Eduardo Oliveira e da direção do centro universitário, buscando oferecer um serviço de qualidade trabalhando a prevenção de problemas de saúde na terceira idade.
Assim que o contrato de reativação do Projeto foi assinado, no dia 07 de abril, os profissionais da equipe multidisciplinar iniciaram as avaliações prioritariamente daqueles inscritos que nunca participaram do programa. Nas duas primeiras semanas, as atividades de atenção à saúde do idoso geraram 84 consultas. Após este período, o dia de avaliação voltou ao normal, todas as tardes de quinta–feira são avaliados 6 idosos, estas atividades geraram 180 consultas. Foram realizadas 240 aferições de pressão arterial, 240 testes de glicemia, 120 reavaliações e 60 avaliações de enfermagem, nutrição, psicologia, terapia ocupacional e fisioterapia. Foram contra–referenciados 4 pacientes para a unidade de origem e 56 encaminhados aos projetos multiprofissionais. Nos projetos multiprofissionais foram realizadas 96 sessões de terapia em grupo, com sessões realizadas uma vez por semana. Para atividades educativas em grupo na atenção especializada, foram realizadas 144 sessões sendo este número dividido em enfermagem, nutrição, fisioterapia e educação física.
Os usuários inseridos no programa participam de grupos compostos por no máximo 30 idosos de ambos os sexos, com duração em média de uma hora. Os grupos acontecem uma vez por semana, exceto para atividades físicas que são realizadas duas vezes na semana. Atualmente o Casi está atendendo cerca de 240 idosos. 

Neste mês de Junho, dia 16, segunda-feira, ocorrerá a Festa Junina no horário das atividades, das 07h30 às 10h30. Para a festa a nutricionista prepara o cardápio que será servido no evento e com a ajuda dos idosos seleciona alguns itens que eles trarão no dia. Nesse dia haverá apresentação de dança temática coreografada pela profissional de Educação Física e também será realizada a quadrilha com todos os usuários e equipe de profissionais do CASI. Além da festividade, o intuito desta comemoração é integralizar e socializar os usuários de todos os grupos. “O fato dos idosos terem que assimilar a coreografia, acompanhar a sequência da quadrilha, lembrar e preparar o prato faz com que eles ponham em prática as atividades que são desenvolvidas semanalmente no projeto. Atividades estas que estimulam a memória, melhoram e mantêm o equilíbrio, a força e flexibilidade e orientam quanto ao tipo de alimentação adequada para cada indivíduo”, informou a coordenadora Carolina Couto Rosa de Souza Ribeiro.







Nenhum comentário: