terça-feira, 15 de março de 2011

Inaugurada a Primeira Etapa da Estação de Tratamento de Esgoto de Batatais

Entrega histórica no aniversário de Batatais é um marco do governo municipal

Integrando a Programação do Aniversário de Batatais foi realizada exatamente na data em que o município completou seus 172 anos de emancipação político-administrativa a inauguração da Primeira Etapa da Estação de Tratamento de Esgoto e início imediato de operações. A inauguração histórica, onde a natureza presenteou a todos com um dia de sol, diferente do momento de intensas chuvas que estamos passando, contou com a presença do Deputado Estadual Baleia Rossi, do Deputado Federal Antônio Duarte Nogueira, de 8 prefeitos da região, de todos os vereadores batataenses, secretários municipais, do gerente da CETESB Franca, Francisco Roberto Setti, entre diversas outras autoridades, membros de entidades e demais convidados.

O primeiro a fazer uso da palavra foi o secretário municipal de Meio Ambiente, Rafael Costa Freiria. Dizendo ser um desafio atual a busca de sustentabilidade, para nós enquanto seres humanos e por conseqüência para as cidades, como condição da nossa própria sobrevivência. Isso significa que as cidades precisam se desenvolver procurando gerenciar da melhor forma possível as formas de poluição eventualmente geradas. Tratar seu próprio esgoto é uma premissa fundamental desse processo de busca de equilíbrio para nossa cidade e para nós, seus cidadãos. Tratar seu esgoto significa melhorar a qualidade da água de nossos córregos, melhorar condições de qualidade de vida, propiciar melhores condições de desenvolvimento para nossas indústrias, empresas, comércio e suas externalidades. Pude testemunhar nos últimos dois anos o enorme sacrifício administrativo prefeito Zé Luis, que em termos de saneamento e meio ambiente priorizou essa obra que começa a operar hoje e coloca a cidade na rota da sustentabilidade, respeitando seu passado, cuidando de seu presente e pensando no seu futuro, salientou.

Na sequência fez uso da palavra o presidente da Câmara Municipal, vereador Carlos Domingos Pupim que destacou a importância da obra para o destravamento do município. É um momento de festa para a cidade, pois está sendo entregue uma obra que tem papel fundamental para o desenvolvimento do município. A Câmara Municipal fez parte desse processo aprovando todas propostas apresentadas pelo prefeito Zé Luis, disse.

O gerente regional da CETESB, Francisco Roberto Setti, entregou a licença de operação da ETE e fez questão de salientar que a obra é exemplo no Estado de São Paulo. Não existe Estação de Tratamento de Esgoto com lodo ativado no estado que tenha sido feita diretamente por uma prefeitura. Batatais sai na frente e apresenta uma obra que sem sombras de dúvidas será uma das melhores estações de toda a nossa região, frisou.

Já o prefeito de Ipuã, Itamar Romualdo, que é o presidente do Consórcio de Municípios da Alta Mogiana, falando em nome de todos os prefeitos presentes disse da alegria de ver inaugurada uma obra tão grande. O meu município foi desmembrado de Batatais então nos sentimos um pouco batataenses e temos que cumprimentar o nosso amigo prefeito Zé Luis por uma obra tão significativa, salientou.

Os deputados Baleia Rossi e Duarte Nogueira cumprimentaram o prefeito e toda a equipe de administração pelo arrojo e planejamento e se colocaram a disposição do município para novas conquistas. O vice-prefeito Eduardo Oliveira cumprimentou o prefeito Zé Luis, o secretário de Meio Ambiente, Rafael Costa Freiria, os diretores de Obras, Altino Teixeira da Rocha Júnior, de Planejamento, Tadeu Soares Ramos Cabete e todos os membros da administração que se dedicaram em realizar a obra que é histórica.

Prefeito José Luis
Por fim, o prefeito José Luis Romagnoli, bastante emocionado, fez um desabafo sobre a luta que travou nos últimos anos para conseguir viabilizar a obra sem penalizar a população. Afirmou ainda que a entrega da ETE é fruto do planejamento de seu governo e que Batatais está pagando uma dívida com o meio ambiente. Vamos tratar de imediato todo o esgoto produzido na cidade. É importante dizer que as etapas principais do complexo que envolve a construção de uma estação já estão prontas. Os equipamentos, o tratamento preliminar, cabines, tanques, toda a estrutura para funcionar está sendo entregue e estaremos concluindo a próxima etapa até o final do governo, ressaltou o prefeito.

A cerimônia foi encerrada com a benção do Cônego Eloy Pupin e descerramento da placa inaugural. Nessa primeira etapa da ETE foram construídos: tanque de aeração, tanques decantadores secundários, estação elevatória de recirculação e descarte, tratamento preliminar, adensador de lodo, casa de operações, laboratórios, cabines primária e secundária de energia elétrica, tanque de contato e pós aeração, casa de desidratação mecanizada de lodo, tubulações de interligação dos tanques e emissário final.


Ass.Imp. PMBatatais


Nenhum comentário: